Carreira no exterior: Dicas podem ajudar a alcançar este sonho

exterior Especialistas dão conselhos para quem quer trabalhar em outro país, em organizações ou no setor privado. Conquistar seu espaço fora do Brasil é o desejo de muitos brasileiros. Mas não é uma tarefa fácil, requer esforço e dedicação do profissional. Confira algumas dicas que irão ajudar a trilhar os primeiros passos em solo internacional.

1 - Formação abrangente e multidisciplinar

Se você já é uma pessoa especializada deve continuar a se aprimorar, mas com uma visão abrangente. Perceber e estudar a relação entre as diversas áreas do conhecimento é essencial. Quem fica especializado apenas no seu pedacinho de atuação tem menos chances.

2 - Só inglês não basta

Além do inglês, conhecer um terceiro idioma vai fazer toda a diferença para os brasileiros que desejam seguir carreira no exterior. Por exemplo, a ONU tem os idiomas oficiais que são o árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. Para quem quer trabalhar lá conhecer inglês e francês é obrigatório.

3 - Flexibilidade

Em relação à parte comportamental, morar e trabalhar em outro país exige muita flexibilidade. É manter uma postura de aprender sempre e saber que vai conviver com modos de trabalho diferentes dos seus. Aceitar quem pensa diferente, habilidade de saber ouvir, e ser flexível para entender que existem outros modos de se trabalhar são fundamentais para um profissional se dar bem lá fora.

4 - Estude a cultura do país

Cada cultura tem seus próprios códigos. Todo profissional que se propõe a seguir uma carreira internacional deve fazer um esforço para aprender, aceitar e absorver os códigos da cultura daquele país. Se não está disposto a fazer isso vai ter problemas.
Voltar