VENCEDORES DO PRÊMIO SER HUMANO SC 2015

Cases dos vencedores do prêmio Prêmio SER Humano SC 2015, uma realização da ABRH SC em conjunto com a ABRH Tubarão e ABRH Criciúma. Na edição de 2015, foram 34 trabalhos premiados de 82 projetos entregues, sendo 12 na categoria Socioambiental e 22 na categoria Gestão de Pessoas.
tupyPROGRAMA TUPY DE FORMAÇÃO ESCOLAR BÁSICA – EDUCAÇÃO BÁSICA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E DA ORGANIZAÇÃO Alinhado ao valor organizacional ‘Aprendizagem e Inovação’, a Tupy apoia a Educação Básica como parte de sua estratégia de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Em recente pesquisa de satisfação interna, ‘Oportunidade de crescimento e desenvolvimento’ foi considerado pelos funcionários como o 2º fator de retenção, com 25% do total de respondentes. Nesse cenário, a principal ação realizada é o Programa Tupy de Formação Escolar Básica, em parceria com o SESI, destinada ao público interno e à comunidade na cidade de Joinville (SC). No período entre 2010 a 2015, foram concretizadas 180 turmas e 4.288 matrículas. A educação é um direito humano fundamental, sendo assim, a elevação da escolaridade proporciona resultados muito favoráveis, como: crescimento pessoal, maior competitividade industrial e desenvolvimento social.
termotecnica-rgbTERMOTÉCNICA E VOCÊ NA TORCIDA – UM CASE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DAS CAMPANHAS INTERNAS PARA DISSEMINAÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA ORGANIZAÇÃO

Efetivar a compreensão da estratégia da empresa através do Mapa Estratégico e seus respectivos objetivos foi o grande desafio da Termotécnica no ano de 2014. Percebemos no final do ano de 2013 que os colaboradores tinham acesso as informações, porém não se apropriavam e compreendiam o que estavam ouvindo e lendo, como também não estavam associando suas atividades aos Objetivos Estratégicos. Iniciou-se aí o desafio de efetivar esse entendimento através do Mapa e Objetivos Estratégicos. Repensamos nossas formas de comunicação e inovamos com a campanha interna TERMOTÉCNICA E VOCÊ NA TORCIDA. Uma ação que envolveu todos os colaboradores, atingiu seu objetivo principal e totalmente alinhada ao Mapa Estratégico, que tem entre seus objetivos o “Orgulho de Pertencer”.


WEG_Electric_Motors-rgbRECRUTAMENTO INTERNO A WEG constantemente investe em tecnologias e pesquisas, assim como também em pessoas. Incentivar o desenvolvimento profissional e comportamental faz parte da cultura da empresa e está diretamente inserida nas estratégias de Gestão de Pessoas. O processo de Recrutamento Interno (RI) na WEG acontece da necessidade das áreas e das oportunidades oferecidas a colaboradores potenciais. O principal objetivo do RI é promover oportunidades aos colaboradores e as áreas, por meio da identificação dos potenciais internos e sua realocação para melhor aproveitamento, promovendo a retenção de talentos, incentivando o desenvolvimento profissional e pessoal. A eficácia do Recrutamento Interno está na estruturação de Políticas, Procedimentos e Retorno Personalizado gerando transparência e credibilidade ao processo.
malwee-rgbPROGRAMA DE ORIENTAÇÃO MATERNO-INFANTIL A gravidez é um período de descobertas para o casal. Como forma de preparo para encarar essa mudança na vida dos dois, bem como fornecer o máximo de informações relacionadas ao período gestacional e os primeiros cuidados com o recém-nascido, o Grupo Malwee em parceria com Hospital e Profissionais voluntários, oferece aos seus colaboradores gratuitamente o Programa de Orientação Materno-Infantil.  As gestantes ou os pais que têm oportunidade de participarem recebem esclarecimentos sobre as mais diversas áreas da saúde e acompanhamento psico-emocional, além da troca de experiência com outros pais e profissionais. Com isso, os participantes saem muito mais preparados, tranquilos e seguros para iniciarem esta nova jornada familiar.
teiko-rgbA ARTE DE INTEGRAR Antigamente para as organizações, o principal fator na retenção de talentos era o salário. Hoje, os profissionais buscam mais que isso, buscam um local onde possam encontrar além do plano de benefícios, reconhecimento, crescimento e um ambiente que lhes proporcione melhor qualidade de vida, ou seja, um sentido a mais. Com as mudanças no cenário corporativo, o grande desafio da gestão de pessoas é compreender o que motiva os profissionais a permanecerem nas organizações. É preciso reconhecer que o modelo de trabalho mudou e com isso as práticas de gestão de pessoas também precisam adaptar-se a este cenário. A Teiko encontrou uma ação simples, que vem gerando grandes resultados na melhora da qualidade de vida e do clima organizacional.
altenburg-rgbCARTA DE VALORES ALTENBURG A Altenburg ao longo dos anos tem implementado práticas modernas de Gestão de Pessoas criando um ambiente de diálogo aberto e criativo, no qual as pessoas possam alinhar seus valores com os da organização. A construção da Carta de Valores promoveu o despertar no comportamento das pessoas para um alinhamento permeado por valores, com objetivo de dar direcionamento sobre a melhor forma de agir nas situações do cotidiano, com valores ligados ao relacionamento, à convivência e ao engajamento de todos. Através de workshops e um grande fórum, buscou-se o consenso de todos os colaboradores do grupo. O resultado foram seis valores que representam a essência de cada um, selando a aliança entre os membros da equipe, inspirando os melhores comportamentos.
brandili-rgbPROGRAMA DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL – CASE VALEU! O ser humano tem a necessidade intrínseca de sentir-se parte da equipe, da organização, de sentir-se amado, valorizado e reconhecido. Maslow já dizia que as pessoas precisam de autoestima, reconhecimento e respeito dos outros. Somos movidos por estímulos, sejam eles sensoriais ou psicológicos. No âmbito profissional, ninguém se sente motivado a dar o melhor de si se não recebe um elogio em troca. O reconhecimento do colaborador desencadeia uma série de reações que são benéficas à organização e ao funcionário. Pensando nisso, a Brandili lançou, em 2014, o “Valeu!”. Além de inovador, o programa se destaca por apresentar baixíssimo custo e alto impacto na motivação das pessoas, transformando-o em uma verdadeira ferramenta de gestão de clima na organização.
unicred-rgbPLATAFORMA EAD COMO APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO A plataforma SASE – Saber Ser Unicred, construída com base nos princípios da teoria do estudo independente, objetiva atender as demandas de capacitação do planejamento estratégico 2013|2017 do Sistema Unicred SC promovendo, por meio da educação a distância, o desenvolvimento das competências necessárias para gestão do conhecimento e fortalecimento da cultura organizacional.
cassol-rgbESCOLA CASSOL – VOCÊ SE DESENVOLVE, A GENTE CRESCE JUNTO Este case é sobre o processo de desenvolvimento humano realizado na Cassol, e a implantação da Escola Cassol. Veremos, inicialmente, a importância do desenvolvimento de pessoas dentro das organizações, na sequência o processo de ensino e aprendizagem para adultos, em seguida, o processo de implantação e funcionamento da Escola Cassol e, por fim, os resultados do IC – Índice de Conhecimento da empresa.
aurea-rgbPROGRAMA PADRINHOS ÁUREA - GRUPO ÁUREA ALIMENTOS O trabalho apresentado tem o objetivo de dividir uma ideia simples, de baixo investimento e que tem proporcionado grandes ganhos a organização através da melhora significativa no processo de integração. O programa “Padrinhos Áurea” é um projeto do Grupo Áurea Alimentos que visa receber e acolher bem seus novos funcionários. Colocar as pessoas certas para ensinar e desenvolver quem está chegando. A empresa apresentava altos índices de desligamentos no período de experiência, principalmente nos primeiros dias. Através deste projeto conseguiu-se diminuir expressivamente estes números, consequentemente diminuiu-se o custo admissional. Obteve-se como resultado o desenvolvimento das pessoas envolvidas no projeto, a motivação dos funcionários em geral e o engajamento com a cultura e valores organizacionais dos novos funcionários.
unicred-rgbPROGRAMA TRAINEE  DE GERENTE DE RELACIOMENTO PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITO UNICRED LITORAL E NORTE CATARINENSE O programa de Gerentes de Relacionamento Trainee da UNICRED Litoral e Norte Catarinense, tem como objetivo capacitar os futuros gerentes de relacionamento a conhecer o cooperativismo, seus princípios e fundamentos para promoverem com maestria negócios para Cooperativa. Durante o programa de 6(seis) meses estudam sobre produtos, procedimentos, processos e desenvolvem comportamentos para desempenhar sua função com eficiência e eficácia. A metodologia aplicada foi a documental e de problematização que leva os colaboradores a desenvolverem aprendizagens com autonomia. Ao final formam-se profissionais preparados para atender os cooperados com excelência, atingir resultados, assumir um encarteiramento e a função de Gerente de Relacionamento.
tiscoski-rgbFILOSOFIA CLÍNICA: UMA ORGANIZAÇÃO NO DIVÃ Ter um filósofo na organização é a pratica que coloca a Tiscoski Distribuidora no divã. A escuta atenta e técnica dos profissionais garante que os planos de ação para desenvolvimento dos líderes e suas equipes estejam adequados ao perfil da organização e garantam resultados consistentes. Um profissional preparado e alinhado com os objetivos da organização consegue saber quais são as qualidades que farão dele o líder adequado às necessidades atuais e do futuro. Se colocar diante de si mesmo como objeto de estudo é o que garante à Tiscoski Distribuidora ciência de onde pode melhorar e o que precisa fazer para tanto. O aumento de produtividade individual aliado à qualidade de vida mostram que a organização está no caminho certo.
aguas de joinville-rgbREMUNERAÇÃO POR RESULTADOS – UM DESAFIO NA GESTÃO PÚBLICA O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos a partir da implantação do Programa de Participação de Resultados - PPR na Companhia Águas de Joinville. Apesar de ser uma empresa de economia mista, monopolista, sujeita a diversas dificuldades de natureza legal e política, a mesma tem conseguido manter esta valiosa ferramenta, proporcionando ganhos para os funcionários e para a organização. Desde a sua implantação em 2010, o programa tem possibilitado um maior engajamento dos funcionários no alcance das metas e comprometimento na participação em programas da empresa. Em todos os ciclos, com exceção do ciclo 2014/02, houve distribuição de participação. O desafio é manter acesa a chama da remuneração por resultados, beneficiando sempre aqueles que fazem a diferença.
multilog-rgbALINHANDO AS PESSOAS ÀS ESTRATÉGIAS DO NEGÓCIO ATRAVÉS DAS COMPETÊNCIAS O case: Alinhando as Pessoas às Estratégias do Negócio através das Competências, foi desenvolvido com o objetivo de elevar a competitividade da empresa a nível de mercado, processos, resultados e pessoas. Para isso, se fez necessário a construção de um modelo de gestão de competências capaz de sustentar suas escolhas estratégicas. Seus desdobramentos no modelo organizacional e em gestão de pessoas (seleção, educação corporativa e desempenho) tem trazido resultados tangíveis e intangíveis, como o fortalecimento da marca, a satisfação de clientes, a assertividade do portifólio de serviços e a qualidade e produtividade das pessoas que estabelecem com a empresa uma relação de reciprocidade no desenvolvimento das competências. Os resultados evidenciam a importância que está sendo identificar e desenvolver o conjunto de esforços (competências) capaz de levar a Multilog a uma vantagem competitiva sustentável, sendo vital para o seu contexto estratégico atual e futuro.
salver-rgbREVISÃO DA ESTRUTURA FUNCIONAL E O IMPACTO NA GESTÃO DE PESSOAS Neste case é apresentado o plano de implantação de cargos e salários desenvolvido internamente pela Salfer através de ferramentas próprias para coleta de dados, descrição e avaliação de cargos. Por meio deste, foi possível padronizar uma metodologia que contribuiu para a estruturação salarial dos cargos da Salfer e garantir um equilíbrio interno e externo, com soluções para contribuir com a gestão de pessoas, a retenção de seus talentos e a adequada remuneração de seus colaboradores.
fiesc-rgbACADEMIA FIESC: EDUCAÇÃO CORPORATIVA ALINHADA ÀS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS A educação enquanto desenvolvimento dos colaboradores apresenta-se como um processo contínuo, que se atualiza e se renova frente às incitações criadas pelo mercado e pelo próprio ambiente corporativo. Para enfrentar estes desafios o investimento em treinamento, formação e informação caracteriza-se como um dos diferenciais competitivos das organizações que estão se conscientizando que a educação corporativa constitui fator de sobrevivência em um mundo que se transforma a cada instante. Neste sentido, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) possui um sistema de desenvolvimento de pessoas alinhado aos conceitos da educação corporativa e às estratégias da instituição: a Academia FIESC.
seniorDESAFIOS DA INOVAÇÃO PROMOVENDO ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES EM NOVAS SOLUÇÕES PARA OS NOSSOS CLIENTES Acompanhar mudanças tecnológicas é apenas um dos desafios da Senior. Mais importante é se adaptar às novas gerações para manter um ambiente interno criativo e de alto engajamento. Para isso, a Senior criou o Desafios de Inovação, que estimula o intraempreendedorismo e a criação de novas soluções. Através de um modelo de inovação aberta, os colaboradores passaram a ter maior participação com desafios de produtividade e novos produtos. Esse já é o terceiro ano do Desafios, nas edições anteriores três ideias internas foram implantadas e um novo produto de destaque lançado. A avaliação indica um índice positivo de concordância quanto às ações de inovação, além de valorizar o trabalho em equipe através de um modelo de decisão compartilhado.
farbe-rgbALINHAMENTO À CULTURA DE GESTÃO O presente trabalho relata a forma como a empresa Têxtil Farbe promove ações de fortalecimento em sua cultura organizacional numa fase de mudanças no modelo de gestão. Realizaram-se categorias de atividades com o objetivo de favorecer a compreensão e a adaptação dos colaboradores ao novo modelo de gestão da empresa, no qual, a mensuração de resultados se dá através de indicadores de desempenho. A Farbe tem tido sucesso neste novo modelo de gestão baseado em procedimentos científicos de gestão organizacional, o tornando genuíno no ambiente de trabalho, tendo em vista que seus resultados estão elevando o seu índice a cada ano.
gdg-alimentos-rgbPROGRAMA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DO COLABORADOR O presente trabalho aborda o programa de qualidade de vida e saúde dos colaboradores da Gomes da Costa. Este trabalho tem como objetivo demonstrar as ações da empresa em prol da saúde e da qualidade de vida dos seus colaboradores. O trabalho abrange a fundamentação teórica e a descrição das ações e investimentos da empresa. A partir das ações analisadas verificasse grande melhoria no desenvolvimento e na saúde dos funcionários. Conclui-se que estas ações contribuem para a saúde física e mental dos colaboradores resultando em melhor qualidade de vida e bem-estar.
sicoob-rgbO IMPACTO DO PLR - PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS NA VIDA DOS FUNCIONÁRIOS DO SICOOB SÃO MIGUEL O objetivo deste case concentra-se em discutir qual o impacto do PLR para os funcionários do Sicoob São Miguel SC. Foram levantadas informações de como os funcionários utilizaram o valor recebido de PLR em Janeiro de 2015, referente o exercício de 2014 e se os mesmos teriam feito tal investimento caso não tivesse este benefício a título de remuneração variável. Também ficou evidenciado nos resultados da pesquisa, o percentual de funcionários que já havia recebido PLR em outras empresas e o número de folhas de pagamento. Utilizando a metodologia de pesquisa através de questionário eletrônico, identificou-se que este benefício tem grande impacto para os funcionários, pois influencia investimentos em diversas áreas, além da convergência de objetivos entre cooperativa e funcionários.
calcenter-rgbUNIVERSIDADE ONLINE: MINIMIZANDO DISTÂNCIAS PARA POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO – GRUPO CALCENTER CALÇADOS O presente trabalho propõe-se a apresentar, sob os pilares de Desenvolvimento Organizacional e Educação Corporativa, como foi incorporada os conceitos de Tecnologia e Inovação à prática de Aprendizagem Organizacional, permitindo transpor o conhecimento para além da barreira geográfica característica do Negócio e potencializar o desenvolvimento dos seus colaboradores por meio do ensino a distância (EAD). A Universidade Corporativa Calcenter (UCC) tem como estratégia alavancar os Indicadores do Grupo, onde por meio da transformação das práticas já existentes e acompanhados das emergidas discussões sobre o futuro da Educação, pode transformar a sala de aula em ambiente virtual. Para a implantação da plataforma online a empresa aderiu a uma ferramenta e-learning, investiu na obtenção de 90 notebooks e no desenvolvimento de conteúdo, garantindo o acesso aos 100% dos colaboradores distribuídos em cerca de 75 lojas em 9 Estados do país. Implementada a menos de 1 ano, os resultados do cumprimento Trilhas de Aprendizagem virtual já demonstram o início do aculturamento da prática no contexto Organizacional e a evolução dos indicadores de treinamento. Assim como o caminho da Educação Continuada nas Organizações, o trabalho é contínuo e os desafios de promover desenvolvimento e engajamento nesse contexto são o foco do profissional de Gestão de Pessoas.
zen-jpgDESENVOLVIMENTO DE UMA CULTURA VOLTADA AO CLIENTE: A ÁREA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL COMO SUPORTE DA ALTA DIREÇÃO Mudar uma cultura para ter foco no cliente, foi um trabalho construído em longo prazo.  Saber para onde ir, estudar o comportamento e modelos mentais da liderança, fez parte do processo de diagnóstico, para criar ações que suportassem a alta direção e que reforçassem quais eram os resultados e comportamentos que a empresa precisava ter.Sair de pior fornecedor para alcançar premios de reconhecimentos por parte desses clientee foi a melhor forma de saber que conseguimos mudar os comportamentos e consequentemente a cultura dentro da organização.Saber também que esse tipo de atuação não para e que temos sempre que monitar, diagnosticar e sugerir ações para que a cultura evolua, fez parte das lições aprendidas.
orbenk-rgbPROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE ECORBENK Mais do que valorizar o meio ambiente, acreditamos que um mundo equilibrado e bem cuidado gera impacto positivo na qualidade de vida das pessoas. Por isso, em 2012 a Orbenk criou o Programa de Sustentabilidade Ecorbenk, que foi consolidada e hoje atua de forma mais abrangente e consistente, trazendo resultados positivos para organização e sociedade. O objetivo geral do projeto é descrever as ações que compõem os pilares do programa e destacar o evento realizado em 2014 referente à “Redução do CO2”, o qual proporcionou à Orbenk a conquista do Troféu Solidariedade - Destaque Social 2014 no 11º Enpresc.
porto-itapoa-rgbPORTO ITAPOÁ E O RESGATE DA IDENTIDADE LOCAL, UMA PREPARAÇÃO PARA O MUNDO GLOBALIZADO A implantação de terminais portuários pode implicar em impactos socioambientais. O Programa de Educação Ambiental, mediante metodologias participativas, discutiu os impactos e as soluções com as comunidades afetadas, vizinhas ao Porto Itapoá. A população consultada esclareceu seus receios pela possível aceleração na perda da identidade cultural local devido ao processo de urbanização iniciado. Assim como, as expectativas de não serem absorvidos no mercado de trabalho em transformação, por não possuírem experiência e capacitação profissional. As medidas tomadas procuraram fortalecer a identidade local pela valorização dos patrimônios culturais e naturais, além de promover cursos de capacitação profissional à população, procurando beneficiá-los e torná-los coparticipantes das alterações socioambientais, econômicas e culturais inerentes à implantação de um empreendimento de grande porte.
aguas de joinville-rgbCONCURSO TEATRAL ÁGUA PARA SEMPRE: SENSIBILIZANDO E CULTIVANDO BOAS PRÁTICAS Percebendo a necessidade de conscientizar a população sobre a importância do saneamento básico (ainda pouco conhecido e aceito pela população quando a Companhia Águas de Joinville assumiu a concessão dos serviços de abastecimento e tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto no município), há 9 anos iniciava uma mobilização com alunos e professores da rede municipal de ensino visando sensibilizar a população para as problemáticas ambientais. Realizado junto a escolas e centros de educação infantil, justamente por serem um espaço de interação entre homem e sociedade, o projeto possibilita que crianças e jovens participem e propõe aos alunos, professores e comunidade uma reflexão sobre os hábitos praticados em relação ao meio ambiente. Os objetivos do concurso são: Sensibilizar a população para as problemáticas ambientais, bem como a importância da relação harmônica entre o ser humano e o meio ambiente;Instigar pelo fazer artístico, uma mudança de comportamento para atitudes que busquem a sustentabilidade e qualidade de vida;Incentivar os professores a trabalharem o tema transversalmente em todas as disciplinas de acordo com o conteúdo curricular proposto em cada ano da Educação Infantil, séries iniciais e finais.Dentro da visão estratégica da empresa “atuar com responsabilidade social e ambiental”, são fundamentais projetos como o Concurso Teatral “Água para Sempre” para a manutenção da qualidade e preservação de mananciais, além da preocupação social. O comprometimento com programas de visam o desenvolvimento sustentável é o caminho para o futuro, e um dos meios de trilhar a sustentabilidade são as ações de Educação Socioambiental. Através de peças teatrais, está sendo possível despertar na comunidade o interesse pelo tema.
unimed-blumenau-rgbPROGRAMA CONSUMO CONSCIENTE O Programa Consumo Consciente da Unimed Blumenau tem por objetivo mobilizar colaboradores e cooperados para ações de minimização do consumo e dos impactos ambientais da Cooperativa. O Programa conta com ações que direcionam a segregação e descarte correto dos resíduos; movimentos de reflexão a cerca das questões ambientais; e sensibilização para redução do consumo. Através do Programa é possível visualizar o engajamento do público interno e o compromisso com as questões ambientais, dentro e fora da organização, sendo possível perceber o impacto positivo que pode proporcionar com a minimização dos riscos de multas e sanções, alusivas as Políticas de Resíduos Sólidos e de Serviços de Saúde, bem como a diminuição/manutenção de custos administrativos, como água, luz, impressões e combustível.
brandili-rgbMIX DE COMUNICAÇÃO INTERNA – FALANDO DE GENTE PARA GENTE! Inovar e gerar identidade. Para levar os colaboradores de todos os níveis da organização ao engajamento voltado à uma nova cultura e à nova fase transformacional em que a Brandili vive, a área de Comunicação Institucional aplicou novas metodologias e políticas de Endomarketing que contribuíram para o resgate da imagem positiva da companhia diante do público interno e nas comunidades nas quais onde está inserida. Por meio do novo formato de se comunicar com todos, o colaborador passou a se envolver mais nos negócios e a se comprometer mais com as causas da empresa, passou a se enxergar nos processos e a ver sentido nas atividades que executa diariamente, gerando um maior orgulho por pertencer, por fazer parte da Brandili.
unimed-brusque-rgbPROGRAMA DE VOLUNTARIADO CORPORATIVO O Programa Voluntariado Corporativo busca oferecer ao público interno a possibilidade de exercer sua cidadania por meio do trabalho voluntário estruturado. O conjunto de compromissos expressos por meio dos Valores, Política de Sustentabilidade e Código de Conduta da Unimed conduzem para uma atuação socialmente responsável e transformadora, e essa atuação começa pelas pessoas que fazem parte dessa história. Através de metodologias educacionais, desenvolvidas pela Junior Achievement, os voluntários oportunizaram aos alunos o conhecimento e a vivência de situações relacionadas à economia e os negócios, passando pelo tema da sustentabilidade, ética nas relações e vantagens de permanecer na escola. Em 2014 a Unimed teve 28 voluntários, com duas escolas e crianças de um projeto social atendidos, beneficiando ao todo 255 alunos.
cativa-rgbQUALIDADE DE VIDA – UM OLHAR HUMANIZADO O projeto trata da organização e execução de exames preventivos focados no câncer do colo do útero e no câncer da mama para as colaboradoras da empresa, bem como o encaminhamento médico e o acompanhamento do tratamento para as pacientes que apresentarem alterações nos exames. O objetivo do mesmo será demonstrar métodos utilizados onde pode-se implantar programas de qualidade de vida na organização com excelentes resultados. O trabalho será baseado em pesquisas qualitativa e quantitativa das campanhas do Outubro Rosa, realizadas no grupo Cativa Têxtil em 2013 e 2014. Na conclusão apresentaremos que a prevenção é o caminho e de menor custeio nas organizações e que o investimento no capital humano promove o engajamento, motivação e a melhora na produtividade.
acif-rgbreoleo-rgbPROJETO RECICLAR É EDUCAR - REÓLEO – PROGRAMA ACIF DE RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA Mais do que valorizar o meio ambiente, acreditamos que um mundo equilibrado e bem cuidado gera impacto positivo na qualidade de vida das pessoas. Por isso, em 2012 a Orbenk criou o Programa de Sustentabilidade Ecorbenk, que foi consolidada e hoje atua de forma mais abrangente e consistente, trazendo resultados positivos para organização e sociedade. O objetivo geral do projeto é descrever as ações que compõem os pilares do programa e destacar o evento realizado em 2014 referente à “Redução do CO2”, o qual proporcionou à Orbenk a conquista do Troféu Solidariedade - Destaque Social 2014 no 11º Enpresc.
betha-rgbPROJETO “PAPAIS LIGADOS NA REDE” A conquista da cidadania passa necessariamente pela educação. A junção escola e família é simultânea e complementar para a construção do indivíduo e não há como separá-las. Ciente da importância de criar oportunidades através do acesso à educação e tecnologia, além de valorizar as ações pautadas na relação entre pais e filhos, a Betha Sistemas desenvolve o Projeto “Papais Ligados na Rede”, em parceria com a instituição Bairro da Juventude. Durante dez anos, o Projeto “Papais Ligados na Rede atendeu 264 pais de alunos da Instituição. Em 2015, as aulas contam com 22 pais matriculados. Muito mais que manifestar a eficácia em números, o projeto vem envolvendo e criando um elo entre pais e filhos.
ciee-rgbPRÓ 10 – “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL” Diante das transformações e exigências do mercado de trabalho, muitos jovens podem enfrentar dificuldades para conseguir uma oportunidade profissional e uma das formas de facilitar esta inserção é a busca pelo desenvolvimento de competências, com base na educação além da escola formal. O presente trabalho teve por objetivo apresentar o Programa de Desenvolvimento Estudantil realizado no CIEE/SC, visando utilizar o processo de profissionalização para consolidar a cidadania, promover o desenvolvimento social e desenvolver no jovem um comportamento condizente com as exigências do mercado de trabalho. No ano de 2014 foram beneficiados com este Programa 4.180 jovens em Santa Catarina, o que demonstra que o Programa teve aceitação e interesse por parte dos jovens, mas que pode ser aperfeiçoado e atender a um número maior de participantes.
cecrisaPROGRAMA JUNTO POR NOSSOS FILHOS A Cecrisa tem a responsabilidade social como um de seus valores fundamentais. É engajada em contribuir para uma sociedade mais justa, participando ativamente de atividades sociais, educativas, esportivas e culturais. O programa Junto por Nossos Filhos consiste em promover a solidariedade dos profissionais Cecrisa a fim de desenvolver padrinhos e obter arrecadações, dos colegas, com intuito de proporcionar tratamento médico/ psicológico/ terapêutico aos filhos de profissionais, menores de 12 anos, portadores de necessidades especiais que necessitam de tratamentos médico/psicológico/terapêutico, onde a ajuda financeira faz a diferença. Desde o início do programa foram atendidas 18 crianças, promovendo a cidadania entre os profissionais.
 
Voltar