Má Alimentação e Sedentarismo: Os Inimigos da Vida Produtiva

O 21º Encontro de Talentos Humanos, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Jaraguá do Sul, contou com a presença ilustre do Dr. Drauzio Varella, um dos maiores médicos do Brasil, que ministrou a palestra “Atitudes Saudáveis para uma Vida mais Produtiva”. O evento aconteceu na noite do dia 15 de setembro, no Grande Teatro da SCAR.

Para o Dr. Drauzio Varella, a evolução tecnológica tornou a vida humana mais simples. Porém, essa conveniência também conta com um saldo negativo. “Nossos ancestrais gastavam muita energia para as atividades diárias como caçar a própria comida”, conta. “Hoje, passamos a maior parte do tempo sentados e sem utilizar o potencial energético do nosso corpo”, explica.

O médico cancerologista, formado pela USP, acredita que a má alimentação e o sedentarismo causam uma epidemia de doenças com as quais nos acostumamos a conviver. “Diabetes e pressão alta são os dois maiores males enfrentados pelo povo brasileiro”, alarma. “Essas doenças têm consequências terríveis como enfartes e derrames, não podemos achar isso normal”, lamenta.

1

Varella aponta que essa combinação perigosa afeta todas as áreas de nossas vidas, principalmente no trabalho. “A pessoa produz menos no ambiente de trabalho porque está sempre cansada, estressada e não dorme direito”, afirma. Para ele, os profissionais devem aprender a conciliar as pressões do dia a dia corporativo com práticas saudáveis.

Drauzio Varella, que também é autor do Best-Seller “Estação Carandiru”, indica a dieta balanceada e as atividades físicas como principais aliados no combate à essas doenças. “Você pode comer de tudo sem exageros, não há necessidade de seguir dietas milagrosas”, explica.

O médico aconselha a prática de atividades físicas diariamente e afirma que mesmo os pequenos movimentos contam. “Se levante para pegar as coisas, ande com frequência, se movimente, pois o corpo precisa liberar energia”. Segundo Varella, a atividade física oxigena os músculos e os órgãos melhorando o desempenho e a resistência deles.

2

O Encontro de Talentos Humanos é organizado anualmente pela ABRH Jaraguá do Sul com a intenção de integrar empresas e desenvolver pessoas por meio do debate de temas relacionados ao interesse público. A ABRH Jaraguá do Sul é uma entidade sem fins lucrativos que reúne profissionais das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas da região.

Voltar