9º Fórum dos Dirigentes de RH reúne gestores de todo Estado

Evento realizado pela ABRH-SC em Blumenau foi guiado pelo professor e consultor Luis Augusto Lobão Mendes

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC) reuniu gestores e heads de RH na quarta-feira (01/11), durante o 9º Fórum dos Dirigentes de RH de Santa Catarina. O evento, realizado em Blumenau, contou com a participação do professor e consultor Luis Augusto Lobão Mendes, que falou sobre o tema: Futuro não é mais como era Antigamente.

Professor Lobão destacou as mudanças vindas com a chegada da Indústria 4.0 e na transformação dos profissionais em pessoas 4.0. “Nossa adaptação está acontecendo em uma velocidade muito menor do que as mudanças, e nós precisaremos acelerar esse processo antes que nossas empresas sejam atropeladas”.

Segundo ele, os gestores precisam desenvolver três novas competências para se adaptarem ao cenário atual, que está em constante transformação:

Fluência digital – Não é mais opção conhecer ou não os canais digitais, pois hoje, tudo está digitalizado;

Análise – Saber interpretar dados gerados com muita rapidez. Na maioria das vezes, as pessoas nas empresas não são preparadas para esse movimento;

Capacidade de criar conexões – Criar times qualificados, usar ativos para entregar resultados e poder pensar na plataforma de negócios de forma estratégica, será essencial.

Na prática

A Unimed, parceira da ABRH-SC na realização do evento, já trabalha em projetos para adaptação a esse novo cenário do mercado: “Estamos pensando em novas metodologias de atendimento aos clientes, novo formato de ofertas de serviços, não apenas com tecnologia, mas também com mais acessibilidade”, destacou Robson Devegilli, gerente executivo de mercado e marketing da Unimed.

Fabiano Schaefer, gerente de gestão de pessoas da Companhia Hering avalia que o tema escolhido para o Fórum foi muito assertivo: “Esse momento está bem conectado com o que vivemos na Hering, esse mundo exponencial. Será uma grande disrupção, pois teremos que mudar nosso modelo de visão: pensar grande e começar a executar as mudanças, mesmo que aos poucos. Definir o propósito da organização e buscar o engajamento das pessoas, como fornecedores e colaboradores também está nos nossos projetos”.

Sobre a ABRH- SC

A Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Santa Catarina (ABRH-SC), atua no estado há mais de 40 anos. A instituição não-governamental e sem fins lucrativos tem como missão fomentar uma comunidade inovadora e colaborativa, que conecte diferentes atores do cenário de relações do trabalho, com o objetivo de difundir as melhores práticas em gestão de pessoas. Conta com mais de 180 voluntários e reúne nove Regionais distribuídas por todo o estado.


Fotos | Daniel Zimmermann

Voltar