Engajamento, o segredo para a felicidade no trabalho

Desenvolver nos trabalhadores o engajamento e a motivação de modo a torná-los protagonistas do desenvolvimento corporativo, atentando para as individualidades e respeitando as particularidades é, atualmente, o maior desafio da Gestão de Pessoas. O tema movimenta especialistas e tem sido cada vez mais essencial quando se pensa no bem-estar dos trabalhadores.

Em janeiro deste ano, um catarinense se tornou destaque mundial ao entrar para o Guinness Book por ser o funcionário com o maior tempo de atuação em uma única empresa. Walter Orthmann completou 96 anos e há 80 trabalha na mesma empresa, em Brusque. Começou aos 15 anos, passou por diversos cargos, progrediu, conheceu o Brasil como representante comercial e hoje é gerente de vendas.

A fórmula dele para a longevidade é inspirar profundamente ao acordar, encher o peito de ar e beber dois litros de água por dia. No trabalho, para manter a disposição, a dica é uma só: gostar do que faz.

Para que o engajamento se torne intrínseco às organizações, como no caso do seu Walter, os colaboradores precisam enxergar um propósito em suas ações e precisam assumir esse propósito como seu. O trabalho precisa fazer sentido para o colaborador. Não é mais apenas a troca pela remuneração.

O desafio da Gestão de Pessoas é estabelecer uma relação entre o que o colaborador faz e a finalidade do que ele faz. Os gestores de RH precisam liderar o desenvolvimento de uma cultura de propósito, com a qual o colaborador se identifique a partir do esclarecimento de questões como qual é a razão de existência da empresa, quais impactos e benefícios ela traz para a comunidade, entre outros. 

O engajamento e a motivação dos profissionais serão temas presentes no 28º Concarh (Congresso Catarinense de Gestão de Pessoas), que ocorre em 5 e 6 de julho, no Centrosul, em Florianópolis. Palestrantes renomados e profissionais especialistas em Gestão de Pessoas revelarão os segredos por trás de histórias de motivação como a do catarinense Walter Orthmann, para que elas possam ser multiplicadas pelo país.

 

Paulo Sérgio de Souza Corrêa, Presidente da ABRH-SC

Voltar