Errar é direito de todos. Inclusive do líder!

Liderar pessoas é um dos maiores desafios de todo gestor. É importante adotar práticas e posturas que sirvam como exemplo e que possam guiar o time de colaboradores rumo ao sucesso. 

Entretanto, o líder também é humano e, logo, está sujeito a erros em sua jornada. Muitas vezes, o erro de um líder pode ter um grande impacto em toda a organização e, por isso, é preciso saber como reverter a situação da melhor maneira possível.  Em outras palavras, errar é permitido. Faz parte do processo e da nossa natureza humana. Claro que, um erro muito comprometedor - normalmente comportamental - pode ser praticamente irreversível. Lembro-me, por exemplo, de um episódio onde a empresa enfrentava um acidente de proporções catastróficas que ja durava alguns dias e enquanto isso o seu presidente praticava caça a raposa. Resultado: foi insustentável mantê-lo na posição, não obstante ter ele excelentes resultados até então. Contudo, na enorme maioria dos casos, a função do líder é reverter os danos e transformar o acontecimento em uma fonte de aprendizado e inspiração.

Um erro não deve comprometer a liderança. Dentre outros, entendo que alguns pontos sejam importantes:

 

Manter o equilíbrio emocional

 

O mais importante diante de um erro é não se deixar levar por ele. O equilíbrio emocional é uma das características essenciais de um bom líder, e em momentos complexos entendemos o porquê.

É preciso estar tranquilo para enxergar com clareza os próximos passos: como corrigir o erro, correr atrás dos resultados e se portar diante do time. Ao cometer um erro, manter a calma e o controle da situação para que tudo se solucione da melhor forma possível.

 

Assumir a responsabilidade

 

Um bom líder sabe a importância de reconhecer os erros. Da mesma forma que esperaria que determinado colaborador assumisse o seu papel diante de uma falha, o líder deve também chamar para si a responsabilidade quando for o caso.

Um erro que é percebido a tempo pode até mesmo se transformar em uma oportunidade de mudanças e novas conquistas. Para isso, é essencial que o líder se comunique com a sua equipe e assuma a sua responsabilidade diante do processo.

 

Aprender e ensinar

 

O melhor que um líder pode fazer diante de um erro é encontrar formas de transformá-lo em fonte de aprendizado para si mesmo e para toda a equipe de colaboradores. Portanto, avaliar o processo que o levou a errar e entender o que deveria ter sido diferente e o que motivou a decisão ou ação equivocada.

Utilizar tudo como aprendizado, evitando que a mesma situação se repita, e preparar-se para tomar decisões e atitudes diferentes no futuro.

Quando possível, compartilhar o processo com o seu time e discutir possibilidades, etapas e planos de ação diferentes e alternativos.

 

Resolver

 

É claro que todo erro precisa ser corrigido, de forma a minimizar os impactos negativos para a organização. Uma vez que o líder tenha percebido o erro e assumido a responsabilidade por ele, é sua função, também, encontrar meios para que a situação seja contornada.

Ter em mente que o erro pode ser uma oportunidade para mostrar as suas habilidades de lidar com a pressão, de pensar fora da caixa, e surpreender. Dar o melhor de si para que o erro se transforme e não prejudique a sua empresa.

 

Ser um exemplo

 

Os colaboradores se inspiram e se espelham nos líderes. Portanto, a forma como lida com os erros servirá de exemplo para cada um deles. Agir com coerência e consistência é prioritário. Elas são as grandes responsáveis pela manutenção da liderança ou por sua derrocada. Cautela, competência e muita dedicação, percebendo os impactos positivos para o seu time.

Um bom líder é aquele que orienta e age. O medo pode paralisar, impedindo,assim, grandes conquistas. Ser exemplo é, sem dúvida, um dos maiores patrimônios da liderança.

 

Marcelo Pirani é Sócio-Diretor da Cenarium Training e Coaching. Liderou diversos projetos de Educação Corporativa no Brasil e Exterior. Especialista em formação de líderes, maturidade emocional e gestão de mudanças, estará no 10º Fórum de RH da ABRH-SC. Para mais informações, acesse aqui.

Voltar