Prêmio Ser Humano: ABRH-SC investe em jovens talentos

Produtividade no ambiente de trabalho e em Home Office, formas de desenvolver estagiários e jovens aprendizes. Os cases selecionados nas categorias Acadêmico e Jovem, da 10ª edição do Prêmio Ser Humano, abordam temas atuais e modernos, alinhados ao objetivo do evento de reconhecer a evolução da prática de Gestão de Pessoas e promover o desenvolvimento humano e das organizações.

Na categoria Acadêmico, o estudo da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, pesquisou a percepção dos colaboradores de uma empresa global de transformação de processos empresariais, localizada no Vale do Itajaí, sobre seu desempenho em home office. Os resultados mostraram que os colaboradores que trabalham em casa, 53% do total da empresa, se mantêm engajados e produtivos, além de preferirem trabalhar desta forma devido ao fato de se sentirem mais motivados e por terem mais benefícios relacionados à qualidade de vida.

Outro estudo selecionado, da UNISOCIESC, aborda fatores associados à mão de obra e ao ambiente de trabalho que afetam a produtividade em uma empresa do ramo têxtil de Jaraguá do Sul. Com análise por meio de pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e analises das correlações, o estudo conclui que as empresas têxteis estão encontrando novas abordagens e práticas para amenizar este impacto e aumentar a produtividade.

Já na categoria Jovem, o foco dos trabalhos foram os programas de estágio e jovens aprendizes. No case da ZEN S.A. Indústria Metalúrgica, de Brusque, mostra os bons resultados de transformar acadêmicos em profissionais: desde 2015, mais de 100 estagiários participaram do programa, atuando em mais de 18 área da empresa. Além de 16% dos estagiários serem efetivados, a empresa registrou 75% de aprovação do programa em pesquisas de clima.

Em outro caso de sucesso, a Unimed de Itajaí apresentou seu programa de jovens aprendizes, que proporciona o complemento da formação técnico-profissional dos jovens da região. Com 36,84% de efetivação, o programa dá oportunidade para a construção de uma identidade de trabalhador, desenvolvimento de posicionamento crítico frente à carreira, reconhecimento social, independência financeira, entre outras.

O Prêmio Ser Humano, promovido pela ABRH-SC (Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Santa Catarina), selecionou 48 cases nas categorias Acadêmico, Administração, Desenvolvimento, Jovem e Sustentabilidade. “O alto nível dos cases participantes mostra como as empresas catarinenses estão focadas em melhorar cada vez mais a gestão de pessoas”, afirma Paulo Sérgio de Souza Corrêa, presidente da ABRH-SC. Os vencedores de cada categoria serão revelados na cerimônia de premiação, que acontece em Itajaí no dia 22 de novembro, juntamente com a entrega do primeiro Prêmio Personalidade RH.

Voltar