5 Dicas para Desenvolver sua Carreira

Como está a sua carreira? Está trabalhando, mas sente falta de conhecimento ou ainda não descobriu como acompanhar todas as novidades da sua área de atuação? Acabou de se formar e não sabe muito bem por onde começar? Vou tentar ajudar.

O desenvolvimento da sua carreira é algo que deve constantemente ser avaliado, isso porque o mercado de trabalho e nós, estamos em constante evolução.

Precisamos nos adequar e conhecer novas legislações, novas gerações de colaboradores, novas tecnologias e novas formas de fazer, visando produtividade e melhores resultados para as empresas.  Para não perder o time e continuar sendo o profissional de alta performance que as organizações necessitam e buscam, acompanhe as dicas para o desenvolvimento da sua carreira.

1 – Busque o autoconhecimento!

As empresas buscam cada vez mais que seus colaboradores se conectem com a cultura da empresa, com o seu propósito. Para saber em qual tipo de empresa você se reconhece, você precisa antes de tudo se conhecer.

Para isso, faça uma análise de quais são seus pontos fortes e quais suas fraquezas, como profissional. Defina qual o seu propósito e como trabalhar em determinada empresa vai contribuir com a realização deste.

Identifique quais as suas habilidades, comportamentos que precisam ser potencializados e quais necessitam de aprimoramento, e que irão lhe permitir tomar melhores decisões, realizar tarefas de formas mais simples e assim otimizar os resultados da empresa.

O autoconhecimento é um processo contínuo, lembre-se de reservar um tempo para olhar para você!

2 – Esteja atento as novidades da sua área

Com a facilidade de acesso a informação, busca constante por conhecimento e agilidade na troca de ideias, novos conceitos surgem a cada dia. Acompanhar as novidades não é uma tarefa fácil, mas é indispensável para a sua evolução enquanto profissional.

Participar de grupos em redes sociais e blogs sobre sua área de atuação, contribuem para absorção de novos conceitos. Isso porque o volume de informações é grande e o network nesses espaços é constante, possibilitando a troca de experiências e assimilação dos conteúdos. Estar por dentro das novidades da sua área também surpreende recrutadores em processos seletivos.

3 – Peça feedbacks sobre sua atuação

O feedback quando bem aplicado torna-se uma ferramenta muito poderosa, maximiza resultados positivos e reverte os negativos. Por isso, peça feedback ao seu superior e aos seus colegas de trabalho. Descubra qual a visão dos demais sobre a sua atuação e seus comportamentos, e o que falta para você ser um profissional melhor. Saiba escutar os feedbacks sem contestar e faça uma reflexão sobre o feedback recebido.

4 - Capacitação (Estude sempre, EAD pode otimizar e se adequar aos seus tempos)

Estude, estude e estude! A capacitação deve ser uma constante na vida de todos os profissionais que buscam por reconhecimento e alta performance.

Por isso, faça cursos de aperfeiçoamento, se aprofunde em novos temas de atuação e abra possibilidades para a sua carreira. Sua evolução técnica vai lhe proporcionar crescimento profissional e empregabilidade.

O ensino a distância - EAD pode e deve, ser um aliado na busca pela capacitação! A correria do dia a dia nem sempre facilita para que as capacitações se tornem uma constante, mas a possibilidade de estudar em casa ou nos horários livres durante o dia, tornam essa prática viável para muitos profissionais. Fazendo com que esses profissionais sejam qualificados, aumentem produtividade e obtenham sucesso em suas carreiras.

Seja presencial ou a distância, o que importa é que o profissional encontre uma forma de se desenvolver.

Se você quer saber mais sobre o ensino a distância acesse o artigo Vantagens de Estudar EAD, agora, se você já está convencido e ainda não sabe como começar, acesse nosso artigo 9 dicas para estudar EAD.

5 – Seja protagonista!

Tenha uma coisa em mente... a carreira é sua e sendo assim, sua responsabilidade.

Por muito tempo, a responsabilidade pela carreira do profissional foi delegada para as empresas. Mas, os tempos mudaram e agora cada um de nós é responsável pelo seu próprio desenvolvimento e pela definição de onde quer chegar. Bem melhor assim, não é mesmo?

Então, assuma as rédeas e seja protagonista da sua carreira!

Dica bônus!

Se você pensa em desenvolver carreira em recursos humanos, precisa saber mais sobre a Senior Sistemas que é referência nacional em soluções para gestão de pessoas. Com mais de 10.000 clientes, 6 milhões de folhas de pagamento são processadas pelo Administração de Pessoal Rubi em todo o Brasil por ano. Venha fazer parte do universo da Senior, clique aqui e conheça a formação completa.

Aline Kammer é analista do time de Talent Acquisition & Performance da Senior. Psicóloga e pós graduada em Treinamento e Desenvolvimento, atua com processos de melhoria de clima, sucessão, gestão de desempenho, aquisições, capacitação e desenvolvimento de carreira. Ficou com vontade de se capacitar nas soluções da Senior? Na Senior Store você encontra todo o portfólio de treinamentos e certificações.

Voltar